O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, reuniu-se hoje (25), na Câmara dos Deputados, com dirigentes da Confederação Israelita do Brasil (CONIB). A bancada do partido vai propor a criação de uma frente parlamentar ”Brasil-Israel” para fortalecer a relação entre os países. O deputado sergipano Jony Marcos estará à frente do projeto.
Presidida pelo advogado Fernando Lottenberg, a entidade foi criada em 1948, ano de fundação do Estado de Israel, e representa politicamente a comunidade judaica brasileira, cuja população é estimada em 120 mil pessoas. A CONIB atua em defesa da paz, democracia, combate ao terrorismo, justiça social e diálogo inter-religioso.
“Vamos dar todo o apoio para que esse diálogo entre os dois países seja fortalecido e ampliado. Não podemos nos esquecer que o Estado de Israel foi criado com o voto de minerva do brasileiro Osvaldo Aranha. Devemos manter essa boa relação”, disse Pereira. Além de Jony, os deputados Carlos Gomes (RS) e Antonio Bulhões (SP) estiveram presentes.
Um dos principais projetos defendidos pela entidade, disse Lottenberg, é a aprovação da lei que criminaliza a negação do Holocausto nazista. Mais de seis milhões de judeus foram dizimados pelas forças alemãs de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.
Jony deve começar imediatamente a coleta das assinaturas para a criação da frente parlamentar. Ele se disse disposto a assumir essa missão orientada pelo líder republicano. “Entendo que a relação Brasil-Israel deve ser preservada. Temos muito em comum”, destacou o deputado.
Também participaram da reunião Rony Vainzof (secretário), Octávio Aronis (diretor de Segurança Institucional), Hermano Wrobel (presidente da Associação Cultura Israelita de Brasília), Fernando Rosenthal, Marcelo Itagiba e Fernanda Lambach.
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional