Pesquisar

Pereira recebe advogados em SP, que criticam “desprestígio” da profissão

Tobaruela, Barbosa, Pereira e Eduardo discutem o futuro da advocacia no Brasil
Tobaruela, Barbosa, Pereira e Eduardo discutem o futuro da advocacia no Brasil

O advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, recebeu nesta tarde (01), em seu escritório, em São Paulo, o presidente da Federação das Associações dos Advogados do Estado de São Paulo (Fadesp), Raimundo Hermes Barbosa, e os advogados Eduardo Leite e Everson Tobaruela.

Eles conversaram sobre os desafios da advocacia no Brasil para os próximos anos. O resgate da credibilidade e a estima do advogado junto à sociedade estão na pauta da categoria, sistematicamente desvalorizada nos últimos anos. “Esse é um grande desafio não só para nós profissionais de Direito, mas para a nação”, diz Pereira.

Barbosa tem criticado o que ele chama de “desprestígio” dos profissionais em vista dos problemas relacionados ao Judiciário. Para ele, “todas as mazelas são deslocadas para os ombros da advocacia, como se ela fosse responsável pelos desmandos do Poder Público com a Justiça”. “Os advogados nunca estiveram tão desprestigiados”, diz.

Sobraram críticas para a tentativa do governo de realizar um plebiscito para tratar da reforma política. Para eles, a atitude é inconstitucional. “O inciso XV do artigo 49 da Constituição (Federal) é claro: é de competência exclusiva do Congresso Nacional autorizar referendo e convocar plebiscito”, explica Pereira.

Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional