Pesquisar

Pereira empossa Tia Eron na Bahia e diz que política precisa de vocacionados

Marcos Pereir - Tia Eron - 620x380
Pereira discursa para mais de 600 pessoas em Salvador, na Bahia

O presidente Marcos Pereira deu posse nesta noite (22) à deputada federal Tia Eron como nova presidente do PRB da Bahia. Ela assume o comando do partido no lugar do também deputado Márcio Marinho. Em seu discurso para uma plateia de mais de 600 pessoas, o líder republicano destacou a importância dos vocacionados assumirem o protagonismo da política brasileira e criticou o que ele chamou de “políticos profissionais”.

“Há políticos por vocação, raridade hoje, e políticos profissionais, aos montes por aí. Um vocacionado atende a um chamado. Ele trabalha não porque ganha algo em troca, embora não seja ilícito, mas porque ama o que faz”. Pereira prosseguiu: “Já o prazer dos políticos profissionais não está na ação de fazer o bem, mas no ganho que isso proporciona. Eles usam o que é público para construir seu espaço privado”.

O presidente do PRB convocou os cidadãos de bem a “apaixonarem-se pela política” e destacou que Tia Eron e Marinho atendem a esse “chamado”. Pereira também fez recomendações aos deputados estaduais Sidelvan Nóbrega e José de Arimateia e aos vereadores Luiz Carlos e Sabá, que assume o lugar de Tia Eron. “Persigam esse pensamento. Só assim vamos ajudar a Bahia como queremos”.

 

Marcos Pereira - 620 1
Pereira e Tia Eron mostram termo de posse: nova presidente

 

Evento concorrido

A posse de Tia Eron como presidente do PRB baiano tem forte apelo histórico, uma vez que é a primeira mulher a assumir a direção do partido em um estado. Ao falar sobre essa nova missão, a recém-eleita deputada federal agradeceu a confiança de Pereira e assumiu o compromisso de desenvolver o partido na Bahia. “Quero com a minha vida defender o PRB. Quem me conhece sabe como eu trabalho”, reforçou.

Tia Eron exaltou as lutas em defesa da mulher e dos negros, agradeceu a presença dos representantes das religiões africanas, católica e evangélica, afirmou não ter receio de lidar com homens e garantiu trabalhar para impedir que desqualifiquem o trabalho do PRB. “Nosso partido sai hoje na frente para reinventar um novo jeito de fazer política. Quero o apoio de todos vocês para pulverizar os princípios do PRB pelas ruas”, afirmou.

Ao passar o bastão a Tia Eron, Marinho agradeceu a confiança do presidente Marcos Pereira e disse ter a sensação do dever cumprido ao falar dos 126 vereadores, três prefeitos, oito vice-prefeitos, dois deputados estaduais e dois federais eleitos pelo partido durante sua gestão. “Não queremos que pare por aí. Tenho certeza que Tia Eron, com sua entrega, fará um grande trabalho”.

 

Mesa oficial do evento que deu posse a Tia Eron, na Bahia
Mesa oficial do evento que deu posse a Tia Eron, na Bahia

Coordenadora nacional do PRB Mulher e futura companheira de parlamento de Tia Eron, a deputada federal Rosangela Gomes afirmou que “uma era a história do PRB na Bahia antes da nova presidente, outra será a partir de agora”. Ela também salientou o apoio que o líder republicano tem dado às mulheres e revelou que todas as garantias previstas por lei à militância feminina são cumpridas à risca por Pereira.

Eliana Calmon, ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), prestigiou a posse e rasgou elogios à condução do PRB pelo presidente Marcos Pereira. “Esse partido não está envolvido nas coisas ruins que temos visto no Brasil. Por isso me sinto confortável aqui nesta mesa”. O presidente da Câmara de Salvador, Paulo Câmara (PSDB), traçou o perfil de Tia Eron. “Mulher simples, discreta, mas sem perder a firmeza. Seu olhar transmite esperança”.

Também compuseram a mesa oficial Carlos Geraldo (representando o Ministério do Esporte), Sidelvan Nóbrega (deputado estadual), Dr. Carlos Costa (representando o vice-governador João Leão) e dra. Márcia Lisboa (juíza da 1ª Vara de Violência Doméstica). O evento contou com a presença do deputado federal Acelino Popó Freitas, de vereadores da Bahia e de outros estados, coordenadores de movimentos sociais do PRB e líderes de outros partidos.

Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional