Das 32 administrações regionais do Distrito Federal, duas estão sob o comando do Partido Republicano Brasileiro (PRB): Riacho Fundo II e Samambaia. O advogado e presidente do partido, Marcos Pereira, foi recebido na manhã desta segunda-feira (5) pelos administradores republicanos Vicemar Medeiros e Claudeci Xavier de Miranda, ocasião em que elogiou as gestões. Também participaram do encontro o deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF), o presidente do PRB do DF, Wanderley Tavares e o coordenador adjunto do Comitê da Cadeia Produtiva do Desporto (CODE), Maurício Fernandez.
Pereira foi recebido na administração de Samambaia por Miranda, que destacou o aumento da população da região administrativa para 265 mil habitantes. “O governo está descentralizando as questões dos alvarás de construção. Só em Samambaia serão realizadas mais de 400 obras. Esses e outros motivos têm atraído uma média de 10 mil novos moradores por ano. Somos a cidade do Brasil que mais cresce. Estamos muito felizes de receber o presidente Marcos Pereira neste dia. Ele é um visionário, mas também é gente da gente”, afirmou.
Na segunda visita, Pereira conheceu as instalações da administração do Riacho Fundo II, conduzida por Medeiros. O administrador apresentou relatório das atividades realizadas nos oito meses de trabalho e apontou o projeto “Administração na Sua Quadra” como o mais importante de sua gestão. Idealizada pelo republicano, a ação itinerante foi transformada em programa do Governo do Distrito Federal (GDF) e já está sendo oferecida em outras RAs com serviços de consulta e orientação.
Medeiros disse ainda que o grande desafio da região administrativa é a falta de infraestrutura de educação. Segundo ele, foi pensado em moradia, mas o ensino ainda precisa evoluir muito. “Riacho Fundo II é uma página em branco. Temos apenas nove escolas de Educação Infantil e uma de Ensino Médio. Não temos UPA, nem batalhão de polícia. Estamos trabalhando para mudar esse cenário e deixar a marca republicana”, acrescentou.
Atendendo ao convite do gestor, o mestre de capoeira Gilvan participou da reunião e presenteou Pereira com um kit explicativo de um projeto chamado ‘Capoterapia’, que teve inicio em 1998, em Brasília. Hoje, a modalidade já está sendo ensinada em mais de 300 munícipios e oito países. “Um programa que tem revolucionado a política do idoso, uma atividade lúdica e fácil de fazer que tem como base a capoeira, mas não é igual. Ela não tem como base os golpes, está mais para cantiga de roda no ritmo do berimbau. É uma ideia que licencio no Brasil inteiro e a gente quer trazer para o partido”, disse.
Satisfeito com o resultado nesses primeiros meses de gestão, Pereira elogiou os administradores e reforçou a máxima do PRB. “Onde tem um republicano tem a marca de uma gestão séria, ética, comprometida com os interesses públicos acima dos interesses partidários e pessoais. Vejo que isso tem acontecido em Riacho Fundo II e Samambaia”. Xavier e Medeiros ressaltaram o apoio do deputado distrital Julio Cesar na destinação de recursos para infraestrutura, construção de praças e área esportiva.
Comunicação – Presidência Nacional