Pesquisar

Marcos Pereira recebe título de Comendador da Casa de Portugal de São Paulo

Cerimônia reuniu juristas, personalidades políticas e amigos da comunidade luso-brasileira.

O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente nacional do Republicanos e 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, foi homenageado pela Casa de Portugal de São Paulo com a Comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique. A condecoração é um reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar à comunidade luso-brasileira.

A cerimônia ocorreu na noite da última quinta-feira (26), na sede da Casa de Portugal, instituição que representa os portugueses em São Paulo desde 1935, e contou com a presença de juristas, lideranças políticas, associados e demais amigos da comunidade. Fizeram parte da mesa o desembargador Prof. Dr. Marco Antonio Marques da Silva, o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos-SP), e o presidente da Casa de Portugal, Renato Afonso Gonçalves, responsável pela entrega da Comenda.

Marcos Pereira afirmou que, agora, se torna um servo do povo português.

Durante seu discurso de agradecimento, Marcos Pereira lembrou da infância humilde, quando foi adotado assim que nasceu, e destacou seu comprometimento com a missão que lhe foi atribuída.

“Todos que me conhecem sabem que, de todos os títulos [já recebidos], o que eu mais gosto de ostentar, sem desmerecer nenhum outro, é o título que ninguém cita: o de servo. Servo do povo brasileiro, servo do povo de São Paulo. Porque nós, que somos homens e mulheres públicos, somos servos do público. E a partir de hoje, sou também servo do povo português”, disse ele para cerca de 100 pessoas. 

A Comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique foi criada em 1944 pela Casa de Portugal, por ocasião do 11º cinquentenário do Infante D. Henrique, o Navegador, uma das principais figuras da história dos descobrimentos. A Ordem é concedida a personalidades e instituições que contribuem para o intercâmbio luso-brasileiro e para a promoção e divulgação de Portugal, bem como dos portugueses.

“Marcos Pereira é profundamente comprometido com a democracia, com a liberdade e com o Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente da Casa, Renato Afonso.

Em prol da relação Brasil-Portugal

Como advogado, Marcos Pereira é membro-fundador da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, possui inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e também na OAP (Ordem dos Advogados de Portugal). Recentemente, em missão oficial da Câmara dos Deputados, participou da assinatura de um acordo entre o Brasil e Portugal, visando a colaboração técnica e política entre o Legislativo dos dois países. O Protocolo de Cooperação reforça, ainda, a proximidade entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No trabalho diário em Brasília, Marcos Pereira carrega também forte compromisso em prol da relação entre o Mercosul e a União Europeia, bloco do qual Portugal faz parte.

Entre as personalidades que já receberam essa mesma homenagem estão o apresentador Silvio Santos, o empresário Assis Chateaubriand e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Cerimônia foi realizada na Casa de Portugal de São Paulo, no bairro da Liberdade, na capital paulista.

 

Fotos: Lucas Campos/Divulgação

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira