O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente nacional do Republicanos e 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, foi homenageado pela Casa de Portugal de São Paulo com a Comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique. A condecoração é um reconhecimento aos serviços prestados pelo parlamentar à comunidade luso-brasileira.
A cerimônia ocorreu na noite da última quinta-feira (26), na sede da Casa de Portugal, instituição que representa os portugueses em São Paulo desde 1935, e contou com a presença de juristas, lideranças políticas, associados e demais amigos da comunidade. Fizeram parte da mesa o desembargador Prof. Dr. Marco Antonio Marques da Silva, o desembargador Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, o deputado estadual Altair Moraes (Republicanos-SP), e o presidente da Casa de Portugal, Renato Afonso Gonçalves, responsável pela entrega da Comenda.
Durante seu discurso de agradecimento, Marcos Pereira lembrou da infância humilde, quando foi adotado assim que nasceu, e destacou seu comprometimento com a missão que lhe foi atribuída.
“Todos que me conhecem sabem que, de todos os títulos [já recebidos], o que eu mais gosto de ostentar, sem desmerecer nenhum outro, é o título que ninguém cita: o de servo. Servo do povo brasileiro, servo do povo de São Paulo. Porque nós, que somos homens e mulheres públicos, somos servos do público. E a partir de hoje, sou também servo do povo português”, disse ele para cerca de 100 pessoas.
A Comenda da Ordem do Mérito Infante D. Henrique foi criada em 1944 pela Casa de Portugal, por ocasião do 11º cinquentenário do Infante D. Henrique, o Navegador, uma das principais figuras da história dos descobrimentos. A Ordem é concedida a personalidades e instituições que contribuem para o intercâmbio luso-brasileiro e para a promoção e divulgação de Portugal, bem como dos portugueses.
“Marcos Pereira é profundamente comprometido com a democracia, com a liberdade e com o Estado Democrático de Direito”, afirmou o presidente da Casa, Renato Afonso.
Em prol da relação Brasil-Portugal
Como advogado, Marcos Pereira é membro-fundador da Comunidade de Juristas de Língua Portuguesa, possui inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e também na OAP (Ordem dos Advogados de Portugal). Recentemente, em missão oficial da Câmara dos Deputados, participou da assinatura de um acordo entre o Brasil e Portugal, visando a colaboração técnica e política entre o Legislativo dos dois países. O Protocolo de Cooperação reforça, ainda, a proximidade entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No trabalho diário em Brasília, Marcos Pereira carrega também forte compromisso em prol da relação entre o Mercosul e a União Europeia, bloco do qual Portugal faz parte.
Entre as personalidades que já receberam essa mesma homenagem estão o apresentador Silvio Santos, o empresário Assis Chateaubriand e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
Fotos: Lucas Campos/Divulgação
Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira