Pesquisar

Marcos Pereira promove debate sobre redução do Custo Brasil

O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, recebeu a diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Tatiana Ribeiro, e parlamentares de diversas legendas do estado de São Paulo, na útima terça-feira (15), para debater o Custo Brasil e também maneiras de avançar na melhoria do ambiente de negócios do país. O encontro aconteceu na Liderança do partido, em Brasília, e contou com a presença dos deputados republicanos Roberto Alves, Vinicius Carvalho e Maria Rosas.

Marcos Pereira afirmou que a proposta da Reforma Tributária é o foro mais adequado para discutir sobre o Custo Brasil.

O MBC, em parceria com o Ministério da Economia, realizou um estudo que identificou 12 questões responsáveis pela elevação do custo Brasil. De acordo com o levantamento, atualmente o Brasil deixa de produzir um trilhão e meio de reais, o que em 2019, representava 22% do Produto Interno Bruto (PIB).

Dentre os 12 pontos apresentados constam o financiamento, a infraestrutura, os insumos básicos, o ambiente jurídico regulatório, o pagamento de tributos e o acesso ao serviço público. “Observamos os principais gargalos do ciclo de vida de uma empresa e tomamos por base a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), explicou Tatiana Ribeiro.

A pesquisa incluiu um mapeamento de proposições que tramitam no Congresso Nacional, das quais foram identificadas 715 propostas legislativas com potencial de reduzir o custo Brasil. No entanto, Tatiana Ribeiro alerta para o fato de que é preciso observar desde o processo de votação até a aplicação efetiva das leis para que se obtenha resultados, o que demanda um tempo considerável.

“É uma longa jornada. Mesmo as propostas que já foram implementadas, como o Marco Legal do Saneamento Básico e a Nova Lei do Gás, têm todo um processo até que resultem em mudanças relevantes na ponta”, afirmou.

Encontro reuniu parlamentares e a representante do Movimento Brasil Competitivo.

O deputado Marcos Pereira avaliou os dados apresentados e concluiu que a pauta da reunião se aplica à votação das novas leis tributárias. “Sem dúvida o foro adequado para discutir isso será a proposta da Reforma Tributária. Temos de ficar atentos a esses assuntos para que, no momento oportuno, trabalhemos para avançar”, disse.

Participaram da reunião, ainda, os deputados Vitor Lippi, Guiga Peixoto, Jefferson Campos, General Peternelli, Herculano Passos, David Soares, Gilberto Nascimento, Vanderlei Macris, Alexis Fonteyne e o ex-deputado Carlos Zaim. Também estavam presentes: o secretário de Trabalho, Turismo e Renda do Município de Sorocaba, Robson Coivo; o diretor de Relações Governamentais da Toyota; Roberto Matarazzo Braun; o gerente de Assuntos Governamentais da Toyota, Bruno Ambrósio; o representante da Toyota Daniel Samuel; e o assessor do deputado Kim Kataguiri, Rafael Minatogawa.

 

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / ASCOM – Liderança do Republicanos na Câmara

Fotos: Aerton Junio Xavier dos Santos

Edição Final: Flávio Ribeiro / ASCOM – Deputado Federal Marcos Pereira