Brasília (DF) – O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), se reuniu nesta segunda-feira (24) com o presidente da Assembleia da República de Portugal, José Pedro Aguiar-Branco, em Lisboa, capital portuguesa. O vice-presidente da Câmara dos Deputados faz parte da comitiva de parlamentares brasileiros liderada pelo presidente da casa, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que participará do Fórum Jurídico de Lisboa nos próximos dias.
Durante o encontro, foram discutidas pautas de interesse comum entre Brasil e Portugal, visando fortalecer ainda mais a já sólida relação bilateral entre os países.A Assembleia da República de Portugal é um parlamento unicameral composto por 230 deputados, com mandatos de quatro anos.
Fórum Jurídico
Nos dias 26, 27 e 28 de junho, será realizada a décima segunda edição do Fórum Jurídico de Lisboa. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário – FGV Justiça (FGV), o evento terá o tema “Avanços e recuos da globalização e as novas fronteiras: transformações jurídicas, políticas, econômicas, socioambientais e digitais”.
Acadêmicos, gestores, especialistas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada, do Brasil e da Europa, estarão reunidos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal, para dialogar sobre como a globalização tem impactado as relações entre Estados, instituições, empresas e povos.
O Fórum ocorre anualmente com o intuito de debater questões que desafiam o Estado contemporâneo. Em sua décima segunda edição, será abordado um panorama sobre como a globalização tem sido fomentada ou desestimulada em alguns campos, os motivos para isso e os impactos no Brasil e na Europa. Com temáticas transversais, busca-se maior compreensão sobre os desafios que se colocam no mundo atual, como meio ambiente, segurança, saúde, imigração.
Texto: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)
Fotos: Cedidas