Pesquisar

Marcos Pereira participa da assinatura de acordo para força-tarefa contra as drogas em Sorocaba

O deputado federal Marcos Pereira esteve nesta segunda-feira (21) no Parque Tecnológico de Sorocaba para participar do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, organizado pelo Ministério da Cidadania, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba. Ao lado do ministro João Roma e do prefeito Rodrigo Manga, ambos do Republicanos, o deputado participou da assinatura de um acordo entre o Governo Federal e o município para viabilizar uma série de ações de prevenção às drogas.

Deputado assina o acordo que viabiliza a implementação de ações de prevenção às drogas na cidade de Sorocaba

O Fórum, que foi realizado pela primeira vez fora de Brasília, teve como objetivo principal oficializar o termo de cooperação entre o município e a Secretaria de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), para o desenvolvimento e a implantação de ações de redução da demanda por drogas, prevenção, promoção à saúde, tratamento e reinserção social, seguindo as diretrizes da nova Política Nacional sobre Drogas (PNAD).

Membro da Frente Parlamentar de Enfrentamento às Drogas da Câmara dos Deputados e responsável pela articulação da parceria, Marcos Pereira citou que o tema é de “extrema relevância” e ressaltou que toda a população será impactada positivamente pelo acordo. “Tenho confiança de que esse convênio poderá trazer benefícios práticos aos cidadãos sorocabanos e também para a região, uma vez que Sorocaba desempenha relevância para as cidades menores que estão em seu entorno”, disse o deputado, que também relatou ser triste os dados que apontam o Brasil no ranking dos países com maior consumo de crack no mundo.

Marcos Pereira ressaltou que cidades no entorno de Sorocaba também serão impactadas positivamente pelo acordo

Conforme explicou o prefeito Rodrigo Manga, a cidade de Sorocaba também enfrenta números alarmantes. “Encontramos 52 pontos de mini-cracolândias em nossa cidade. Vemos cenas terríveis de meninas que se prostituem por conta do crack, e pais que abandonam tudo por conta desse vício. Por isso a importância de declararmos essa guerra às drogas. Que todo esse esforço seja um pontapé inicial para toda a nossa região”, afirmou o prefeito de Sorocaba.

De acordo com o ministro João Roma, a ação busca “pavimentar o caminho para uma vida verdadeiramente sem drogas. O termo de cooperação faz parte dos esforços integrados, com parceria entre todas as esferas do poder público”. Roma ainda acrescentou que um dos componentes do termo de cooperação diz respeito aos cursos de capacitação dos profissionais de unidades terapêuticas, que são essenciais para o tratamento e a ressocialização de dependentes químicos.

Durante o evento, também foi realizado um ato simbólico de doação de luvas para a proteção de profissionais que atuam na assistência social de moradores de rua. O Fórum ainda contou com a presença do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Júnior, de deputados federais e estaduais, como Altair Moraes (Republicanos), de prefeitos e secretários, além de Rafael Ilha, palestrante e agente de prevenção às drogas atuante há quase duas décadas.

Ministro João Roma, prefeito Rodrigo Manga e deputado Marcos Pereira recebem homenagem por trabalhos prestados na área da dependência química

Trabalho do deputado em Sorocaba

Além da articulação para que essa parceria ocorresse, o deputado Marcos Pereira já destinou mais de R$ 16 milhões em recursos para a cidade, além de novas indicações que estão previstas. Soma-se a isso, o fato do deputado já ter sido homenageado com o Título de Cidadão Sorocabano, um reconhecimento por sua liderança política e pelo trabalho desenvolvido como presidente nacional do Republicanos.

 

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira

Fotos: ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira