Pesquisar

Marcos Pereira é reeleito presidente nacional do Republicanos

Marcos Pereira foi aclamado por diferentes lideranças políticas durante o evento.

São Paulo (SP) – Deputado federal por São Paulo e 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcos Pereira foi reeleito presidente nacional do Republicanos na noite desta segunda-feira (24), durante a 16ª Convenção Nacional do partido, realizada em Brasília. Advogado internacional, ele seguirá no comando da legenda pelos próximos quatro anos (2023-2027).

Marcos Pereira está à frente do Republicanos desde 2011 e tem sido elogiado por lideranças políticas e na imprensa por conduzir o partido de forma pragmática.

Sob a sua liderança, o partido saiu de oito para 42 deputados federais ao longo dos últimos anos, representando a sexta maior força política da Câmara dos Deputados. Além disso, sua administração ainda conquistou o quadro atual de quatro senadores, 76 deputados estaduais, dois vice-governadores e dois governadores, sendo um deles o de São Paulo, estado mais rico e populoso do país.

“Queremos mudar o nosso Brasil, nossos estados e municípios com base nos pilares que acreditamos. O Republicanos será um dos poucos partidos que continuarão crescendo e que seguirão rumo ao futuro. Eu conto com a ajuda de todos vocês!”, disse o presidente durante seu discurso.

Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, estava lotado.

Uma história de superação

Na trajetória de Marcos Pereira, que não conheceu sua mãe biológica e foi entregue assim que nasceu, estão não só as superações individuais, mas também as vitórias coletivas, em prol do povo brasileiro. Enquanto ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, durante o governo de Michel Temer, foi responsável por assinar inúmeros acordos internacionais, modernizar a indústria nacional em projetos como o Rota 2030, e recolocar o Brasil no campo de visão do mundo.

Uma das pessoas que tem acompanhado grande parte dessa história recente é Diego Polachini, presidente do Republicanos em São José do Rio Preto, secretário-geral do Republicanos SP e atual chefe de gabinete de Marcos Pereira.

“Trabalho com o presidente Marcos Pereira há 12 anos, portanto desde o início da sua gestão no partido. Tenho tido a honra de poder auxiliá-lo na construção do Republicanos e sei o quanto ele é disciplinado e focado no resultado. Foi assim também durante a gestão dele como ministro da Indústria e Comércio Exterior, na primeira passagem pela Vice-presidência da Câmara e em tudo que ele coloca a mão. Acho que adquiri muito da personalidade dele devido ao convívio. Meu esforço tem sido em replicar seus métodos e sua conduta. Espero estar fazendo certo”, relata Polachini. 

Para Tarcísio de Freitas, o deputado Marcos Pereira é uma das lideranças responsáveis pelas grandes reformas que o Brasil passou nos últimos anos. O governador também ressaltou as conquistas alcançadas pelo Republicanos e parabenizou o presidente nacional. “Parabéns, Marcos, por mais esses quatro anos. Parabéns pela sua condução e que Deus abençoe a sua trajetória, a sua liderança e abençoe muito o Republicanos”, disse Tarcísio.

Igualmente, o convidado de honra Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, também elogiou a atuação do presidente à frente da legenda. “A pessoa responsável pelo crescimento orgânico, correto e firme desse partido e que merece a nossa referência, a nossa consideração e apreço é o Marcos Pereira”, afirmou Lira. 

A Convenção Nacional do Republicanos ainda oficializou a senadora Damares Alves como nova presidente nacional do Mulheres Republicanas, e a criação do Observatório Nacional de Combate à Violência Política contra a Mulher, que será coordenado pela deputada federal Rosangela Gomes.

 

Leia o discurso na íntegra aqui.

 

Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira

Fotos: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)