Pesquisar

Congresso promulga Emenda que adia eleições municipais para novembro

O Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional 107, que adia as eleições municipais deste ano em razão do novo coronavírus (Covid-19). Durante a promulgação do documento, o líder do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, destacou a aprovação unanime pela bancada do partido e a importância do consenso para aprovação da matéria.

Para Marcos Pereira, o adiamento das eleições é o melhor caminho para conciliar os cuidados com a pandemia e a manutenção do pleito eleitoral. “Este adiamento representa o compromisso com a vida e com a certeza de que milhões de brasileiros não serão privados de um de seus direitos mais fundamentais: o direito de votar e de ser votado em igualdade de oportunidade para todos”, disse o parlamentar que também é vice-presidente da Câmara dos Deputados.

O republicano também falou sobre importância do diálogo na construção do consenso em relação ao adiamento ser a melhor opção. “Mais valiosa do que a vida política de uma nação é a própria vida dessa nação. Dialogamos de forma muito próxima com os prefeitos e vereadores para conseguirmos o apoio necessário”, disse. Além das reuniões na esfera municipal, Marcos Pereira citou as articulações com o Tribunal Superior Eleitoral, especialistas em Direito Eleitoral, a comunidade científica, profissionais de saúde e lideranças partidárias para a definição das novas datas.

Marcos Pereira discursa em Sessão Solene de Promulgação da Emenda Constitucional que adia as eleições 2020.
Marcos Pereira discursa em Sessão Solene de Promulgação da Emenda Constitucional que adia as eleições 2020.

O republicano João Roma (BA) afirmou que a medida foi necessária em meio ao alastramento da Covid-19. “Estamos em um momento que precisa da sensibilidade e da solidariedade de todos nós. Então coube ao Legislativo deliberar pelo adiamento das eleições, protegendo a vida das pessoas nesse momento de pandemia no qual tantos estão sofrendo”, falou o deputado.

A cerimônia de promulgação ainda contou com a presença dos deputados republicanos Julio Cesar Ribeiro (DF) e Lafayette de Andrada (MG).

De acordo com o novo calendário eleitoral, as votações serão transferidas para o dia 15 de novembro, em primeiro turno, e para o dia 29 de novembro, em segundo turno. Cidades com muitos casos de coronavírus poderão ter novo adiamento, mas não haverá prorrogação de mandatos.

Cartilha com datas do novo calendário eleitoral

O Republicanos publicou, nesta quinta-feira (2), uma cartilha com orientações para pré-candidatos sobre o novo calendário eleitoral 2020. A publicação está disponível para download AQUI.