O deputado federal Marcos Pereira tomou posse, na última segunda-feira (14), como membro do Conselho Superior de Assuntos Jurídicos (Conjur) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Em cerimônia ocorrida na sede da entidade, na capital paulista, o parlamentar foi oficializado como integrante de um grupo que irá debater e apresentar análises sobre temas de interesse do segmento industrial.
Presidido pelo ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Cesar Asfor Rocha – responsável pela indicação de Marcos Pereira – o Conjur é composto por outros grandes nomes da área jurídica, tendo como vice-presidente Maria Cecília Pereira de Mello.
De acordo com Marcos Pereira, que já exerceu o posto de ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, durante a gestão de Michel Temer – que esteve presente na cerimônia – , a sua participação no Conjur lhe permite ampliar a contribuição ao desenvolvimento do setor industrial e da economia brasileira como um todo.
“Como ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), tive a oportunidade de conhecer de forma mais profunda as dores do setor industrial, que é um dos principais responsáveis pelas contratações formais em nosso país. Poder unir o meu conhecimento técnico na área jurídica com a experiência do Ministério, e transformar isso em debate propositivo, certamente é um importante passo na minha missão em prol de São Paulo e do Brasil”, afirma o deputado, que também é presidente nacional do Republicanos.
Conforme resolução assinada pelo novo presidente da Fiesp, Josué Gomes, que assumiu a gestão da entidade após o fim do mandato de Paulo Skaf, o Conselho terá nove comissões temáticas de relevância, sendo elas: Inovações tecnológicas na atividade empresarial e no Direito; Meio-ambiente, sustentabilidade, indústria, agronegócio, mineração e energia; Atividades econômico-financeiras e repercussões penais; Contratos, consumo e sociedades empresariais; Atividades empresariais, relações de trabalho e experiência comparada; Liberdade econômica, serviços públicos concedidos e intervenção estatal no setor privado; Finanças públicas, segurança jurídica e desenvolvimento econômico; Promoção do livre comércio internacional; e Arbitragem e a indústria: novos padrões e perspectivas.
A mesa principal do evento contou com a presença do presidente da FIESP, Josué Gomes; do presidente do Conselho Jurídico, Cesar Asfor Rocha; do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli; do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Antonio Carlos Ferreira; do ex-presidente Michel Temer; do desembargador Maurício Pessoa, além do próprio deputado.
O mandato de Marcos Pereira e dos demais conselheiros no Conjur possui vigência até 31 de dezembro de 2022, podendo ser renovado.
Texto: ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira
Fotos: Everton Amaro/FIESP