Pesquisar

Pela 3ª vez, Marcos Pereira é eleito um dos parlamentares mais influentes do Congresso

Deputado federal em seu primeiro mandato e presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira foi eleito, pelo 3º ano consecutivo, como um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, conforme a publicação ‘Os “cabeças” do Congresso 2021’, divulgada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Entre 100 parlamentares destacados no levantamento, 66 são deputados e 34 são senadores. Na definição do DIAP, os “cabeças” do Congresso são as personalidades que se diferenciam dos demais pela forma como conduzem o trabalho no processo legislativo. Entre os atributos considerados na avaliação, estão características ou habilidades como a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e, principalmente, a facilidade para conceber ideias, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate.

Ainda de acordo com o DIAP, Marcos Pereira tem forte característica de um parlamentar articulador/organizador, ou seja, que possui “excelente trânsito nas diversas correntes políticas, cuja facilidade de interpretar o pensamento da maioria o credencia a ordenar e criar as condições para o consenso”.

“Esse reconhecimento por parte do ranking publicado pelo DIAP demonstra que tenho trabalhado da maneira como acredito ser o ideal, sempre pautado pelo diálogo transparente com as demais forças políticas e, principalmente, com efetividade. Sempre digo que, em Brasília, quem faz a pauta são os parlamentares que estão ali logo na segunda-feira, sondando os bastidores, dialogando e planejando. É com isso em mente que tenho trabalhado, dia após dia”, afirma Marcos Pereira.

Protagonista em momentos decisórios da política brasileira, Marcos Pereira é o atual 1º vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, foi vice-presidente da Casa durante o biênio 2019/2020, além de ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços entre 2016 e o início de 2018.

 

Texto: Flávio Ribeiro / ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira

Foto: Douglas Gomes / Liderança Republicanos