Na sexta-feira passada, 1º de novembro, fui homenageado com a Medalha Zumbi dos Palmares em Salvador, na Bahia, proposta pela vereadora e coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial, vereadora Tia Eron, a quem agradeço pela indicação.
Muito me orgulha receber essa condecoração concedida especialmente às pessoas que se destacam no combate ao racismo, discriminação e intolerância de qualquer gênero.
O Brasil foi o último país a abolir a escravidão, em 1888, e isso culturalmente influencia muito na qualidade social de vida dos negros. Somente com a Constituição de 1988, o racismo passou a ser considerado crime e, em 2010, o Estatuto da Igualdade Racial foi sancionado, depois de passar sete anos em tramitação no Congresso Nacional.
Como viram, as conquistas levaram muito tempo para acontecer. Há muito que avançar acerca desse tema.
Por meio do PRB Igualdade Racial, vamos acompanhar os esforços envidados pelo governo para garantir os direitos constitucionalmente instituídos; abranger ações que envolvam desde a educação e trabalho até os meios de comunicação para promover a equidade; garantir representação nos espaços políticos; pensar políticas públicas específicas, entre outros.
Esse é o compromisso do Partido Republicano Brasileiro.
Avante Brasil, por um país equânime!
Boa semana a todos.
Marcos Pereira
Presidente Nacional