São Paulo (SP) – O Projeto de Lei 3144/2021, de autoria do deputado federal Marcos Pereira (Republicanos/SP), que cria a área turística do Vale do Panema (SP), foi sancionado na última quarta-feira (24) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A iniciativa, transformada na Lei 14.844/2024, vai beneficiar o turismo e a economia dos municípios de Piraju, Cerqueira César, Arandu, Tejupá, Avaré, Paranapanema, Itaí, Taquarituba, Itatinga e Angatuba, no interior de São Paulo. Juntos, esses municípios somam uma população com mais de 260 mil pessoas, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Isso significa maior visibilidade para os municípios impactados, possibilitando novos investimentos turísticos e garantindo uma economia mais fortalecida em toda a região. Agradeço ao presidente Lula por entender a importância do projeto, deixando de lado as nossas diferenças políticas. O meu trabalho seguirá firme em prol do municipalismo. Foi um compromisso assumido em 2018, quando fui eleito pela primeira vez, e irei manter essa responsabilidade”, disse o parlamentar, que também ocupa o cargo de 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados e é o presidente nacional do Republicanos.
O turismo náutico e de pesca é uma das principais atividades econômicas da região, favorecida por infraestrutura completa de esportes e lazer. O potencial turístico local pode ser mensurado pelos próprios números da represa de Jurumirim, considerada a maior do estado de São Paulo, com área banhada de 449 km².
Apoio regional ao projeto
Por reconhecerem a importância da proposta, lideranças de inúmeras cidades formaram a Frente de Apoio à Criação da Área de Interesse Turístico Vale do Panema, lançada em outubro de 2021. Também foi aprovada, na Câmara Municipal de Angatuba, uma moção de apoio ao projeto de lei apresentado por Marcos Pereira.
Segundo o diretor Paulo Sara, da Estância Turística de Piraju, cidade onde a ideia foi inicialmente apresentada, o deputado Marcos Pereira demonstrou total atenção ao tema desde a primeira conversa, realizada em 27 de agosto de 2021, durante visita ao município.
“Eu lembro como se fosse hoje. Na data em que comemorávamos o Dia do Rio Paranapanema, nós recebemos o deputado Marcos Pereira aqui em Piraju. A nossa diretora de Turismo, Malu Freitas, e a diretora de Planejamento, Aline Silva, trataram sobre a proposta e ele acolheu muito bem a ideia. Fico muito feliz por tudo isso e, sem dúvida nenhuma, a criação dessa área de interesse vai ser muito importante para o desenvolvimento turístico e econômico da nossa região”, diz Paulo Sara.
O que é uma Área Especial de Interesse Turístico
De acordo com a legislação, Áreas Especiais de Interesse Turístico (AEITs) são trechos a serem preservados e valorizados no sentido cultural e natural, e destinados à realização de planos e projetos de desenvolvimento turístico.
Fotos: Ricardo Stuckert / PR – Divulgação
Texto: Flávio Ribeiro/ASCOM Deputado Federal Marcos Pereira