O advogado e presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, abonou ontem (25), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a filiação do ex-zagueiro e pentacampeão mundial Edmilson Moraes ao partido. O senador Marcelo Crivella e os deputados Celso Russomanno, Sérgio Reis e Rosângela Gomes, além de outros parlamentares e republicanos de todo o Brasil, acompanharam o ato durante atividade em comemoração aos 10 anos do PRB.
De acordo com o ex-jogador, que deve compor a comissão técnica da seleção brasileira nos próximos dois amistosos nos Estados Unidos, as propostas inovadoras e a ideologia do PRB motivaram-no a ingressar na legenda. “Não adianta pensar em querer melhorar o Brasil sem começar pela sua própria cidade, isso é fato. Estou disposto a contribuir para isso por meio da política”, disse ele, que também assume a presidência do partido em Taquaritinga (SP).
Embora a ideia de concorrer a prefeito da sua cidade natal ainda não esteja madura, Edmilson já está compondo um grupo político forte com o objetivo de discutir um projeto político para a cidade. Além da disputa majoritária, ele deve apresentar chapa de vereadores em 2016. “Há uma grande possibilidade (de ser candidato a prefeito), mas ainda estamos acertando esses detalhes. Não quero ultrapassar etapas, o primeiro passo começou com a filiação ao PRB, que é jovem e tem grandes ideais”.
Edmilson mantém há 10 anos uma entidade que leva seu nome em Taquaritinga, cidade de 60 mil habitantes a 300 km de São Paulo. Lá são atendidas famílias carentes nas áreas de cultura, lazer e entretenimento, além de cursos profissionalizantes. “Mais de 10 mil pessoas já foram atendidas por meio dessa iniciativa ao longo dos anos. É um trabalho que visa levar esperança à população que necessita de ajuda”, relata.
O craque acertou sua filiação ao partido há duas semanas durante encontro com Pereira, em São Paulo. O líder do PRB, na ocasião, comemorou a nova aquisição. “Sua filiação representa essa busca por pessoas de bem que tem sido nossa meta. Tenho certeza que ganha o partido, ganha Taquaritinga, ganha São Paulo e ganha a política brasileira”, disse.
Pentacampeão mundial com a seleção em 2002, na Copa do Japão e Coreia do Sul, Edmilson passou por clubes como Lyon (França), Barcelona (Espanha) e Palmeiras. Ele encerrou a carreira no Ceará, em 2011, segundo ele, um desejo da sua família. A sede da fundação é no lugar onde o campinho de terra o revelou para o futebol brasileiro, e hoje ele devolve com trabalho e disposição o amor do seu povo.
Diego Polachini – Comunicação – Presidência Nacional
Foto – Douglas Gomes